quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Doenças causadas por Fungos

Micoses superficiais
Nesse tipo de micose, os fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pêlos ou nas unhas, alimentando-se de uma proteína chamada queratina. A micose superficial mais comum é a frieira (tinea pedis) ou 'pé-de-atleta', que atinge a pele entre os dedos, geralmente dos pés. Ela pode vir acompanhada de uma infecção bacteriana. Em alguns casos a cura pode demorar vários meses.  A onicomicose (infecção fúngica da unha) também é extremamente frequente na população adulta, particularmente nas unhas dos pés. A Pitiríase versicolor, conhecida vulgarmente como pano branco, é uma       micose superficial causada pela levedura P. ovale.


Blastomicose sul-americana
    A blastomicose sul-americana, também conhecida por Doença de Lutz-Splendore-Almeida é uma doença pulmonar causada pelo fungo Paracoccidiodes brasiliensis, considerado como um fungo                                                            dimórfico muito semelhante ao Histoplasma capsulatum que causa a doença Histoplasmose. A sua forma sexual multicelular é um bolor com micélios constituídos por hifas, mas no homem adapta a forma unicelular levedura com multiplicação assexuada por germinação.
Afeta principalmente os agricultores que trabalham com terra que contenha os seus esporos. A infecção é pela inalação desses esporos infecciosos. A doença afeta de forma idêntica aos cães, sendo muito mais comum nesses animais.





Histoplasmase
     A Histoplasmose é uma micose sistémica, ou seja, uma doença causada por um fungo, o Histoplasma capsulatum, que afecta os órgãos internos.
H.capsulatum é o nome da forma unicelular, ou levedura de reprodução assexuada do fungo dimórfico cuja forma multicelular sexuada se denomina Emmonsiella capsulata(antigo Ajellomyces capsulatus:é comum os fungos terem dois nomes mesmo tratando-se da mesma espécie definida biológicamente pois os antigos taxonomistas não o sabiam). A espécie sexuada multicelular é um ascomicota que habita em solos com alto teor de nitrogénio como os das cavernas de morcegos, ou zonas de cidades com alto número de pombos, ou galinheiros.
Estes fungos vivem na natureza de forma livre (alimentando-se de detritos orgânicos) e a infecção humana acontece após inalação dos seus esporos. No ser humano o fungo adopta uma forma de levedura com três micrômetros, reproduzindo-se por geminação (uma forma de divisão celular assimétrica comum nos fungos). Apesar do seu nome, o histoplasma não é capsulado, só que com métodos tradicionais de coloração como a técnica de Gram, os seus lípidos membranares repelem o corante dando a aparência de uma camada capsular.
Em cultura a levedura tranforma-se e cresce com formação de hifas.

9 comentários:

  1. Nooosa numca ia imaginar que um fungo podesse causar tanto transtorno!, e o mais impressionante é que ele pode estar em qualqer lugar, então temos que viver sempre alertas e não vacilar, pois é sempre bom prevenir essas doenças =]

    ResponderExcluir
  2. Que doenças horríveis o fungo pode causar....!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Além de prejudicar a saúde dos humanos, causam doenças em plantas chamada "ferrugem", que provoca lesões de coloração alaranjada nas folhas e pode levar à perda de plantações inteiras.

    ResponderExcluir
  5. outra doença causada pelo fungo é a ONICOMICOSE (MICOSE DA UNHA)
    A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
    Como evitar?
    Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
    Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
    Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
    Evite mexer com a terra sem usar luvas.
    Use somente o seu material de manicure.
    Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
    Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
    Devemos estar sempre atentos para não ser contaminados pelos fungos

    ResponderExcluir
  6. Essa imagens são boas para gente refletir sobre essa doenças depois dessas imagens qualquer vai ficar masi alerta. ;D

    ResponderExcluir
  7. É incrível como um organismo que si é visto a olho nú pode trazer tantos danos a um ser humano, todo cuidado é pouco pois a recuperação é demorada, e além de também trazer constrangimento... Realmente as fotos ao lado nós mostra o dano que os fungos pode nós trazer.

    ResponderExcluir
  8. nossa não sabia que os fungos causavão doecas tão horrivéis, mas tambem agora eu sei mim previnir um pouco contra elas.

    ResponderExcluir
  9. Quando falamos de doenças, lembramos sempre do homem,e geralmente deixamos as plantas e os animais de fora. é importante lembrar, como fez a equipe, que os demais animais também são molestados por alguns fungos. Vale lembrar que assim como os animais, os fungos são seres heterotróficos e por isso se alimentam de produtos de outros seres. Se estou então com uma micose, significa que tem um ser se alimentando de mim.

    ResponderExcluir