quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Importância dos Fungos para o Meio Ambiente

  
   Atualmente estima-se que existam cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos, sendo conhecidas pelos micologistas somente cerca de 69.000 espécies. Infelizmente, devido à ação predatória do meio ambiente várias dessas espécies estão sendo extintas antes mesmo de serem conhecidas, causando prejuízo imensurável para o equilíbrio ecológico, além de não se obter conhecimento do potencial biotecnológico dessas espécies. Foram agrupados em um reino a parte conhecido como Reino Fungi por apresentarem características peculiares que os diferem tanto de animais como de vegetais, além do grande número de espécies encontradas por todo o planeta.
   Os fungos utilizam uma variedade de substratos como fontes de carbono, entretanto, alguns grupos se especializaram em degradar substratos particulares, tornando-se mais competitivos quanto a outros microrganismos. Por essa razão os fungos são encontrados em praticamente todos os ambientes no planeta.
Apesar de estarem presentes na natureza em maior número que os animais, na maioria das vezes são observados somente quando espécies terrestres produzem bonitos cogumelos ou orelhas de pau. Porém, não se percebe a importante ação desses organismos na manutenção e ciclagem de nutrientes na natureza.
Percebemos como os fungos são importantes para manutenção da vida no planeta se considerarmos que em uma floresta, por exemplo, ocorre grande deposição de material vegetal como troncos, galhos e folhas. A lignina, celulose e hemicelulose são moléculas persistentes na natureza e estão presentes no tecido dos vegetais. Sem a atuação dos fungos não seria possível a reciclagem desse material. Isso porque a lignina, um dos constituintes da parede celular dos vegetais, apresenta considerável resistência no meio ambiente. Os fungos basidiomicetos lignocelulolíticos, ao que parece, são os únicos organismos que possuem enzimas capazes de desestabilizar as moléculas de lignina e assim, reciclar essa matéria orgânica disponibilizando os produtos da degradação para ação de outros microrganismos e o crescimento de plantas e eventualmente de animais. Portanto, as atividades dos fungos na natureza são tão necessárias para a continuidade da existência do planeta, quanto são aquelas desempenhadas pelos organismos produtores.
   Muitos fungos também estabelecem relações simbióticas com outros organismos. Por exemplo, os liquens são associações simbióticas mutualísticas entre fungos (principalmente ascomicetos e basidiomicetos) e algas verdes também chamadas de cianobactérias. As algas fornecem aos fungos compostos carbônicos ricos em energia, enquanto os fungos fornecem às algas nutrientes minerais provenientes do ambiente, além de proteção às variações inóspitas do ambiente. Essa relação entre esses dois simbiontes atribui aos liquens a capacidade de viverem em diversos ambientes.
   Outra importante associação simbiótica entre fungos e raízes de grande parte das plantas superiores são as “micorrizas”, nessa associação os fungos disponibilizam elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, como o fósforo, zinco, manganês e cobre. Em compensação, os fungos micorrízicos são providos de carboidratos oriundos das plantas que coloniza.

18 comentários:

  1. os fungos tem um papel de decompositores da natureza, eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos,absorvendo somente uma parte para a sua nutrição.

    ResponderExcluir
  2. No reino fungi é onde ficam os fungos, organismos geralmente macroscópios (que podem ser vistos à olho nu), eucariontes, heterótrofos. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e o cogumelo. São estudados pela Micologia.

    ResponderExcluir
  3. os fungos não possuem clorofila, por isso não podem realizar fotossíntese, e consequentemente, não produzem seu próprio alimento.Durante muito tempo, os fungos eram considerados vegetais, e somente a partir de 1969, passaram a ser classificados no reino fungi.

    ResponderExcluir
  4. São extremanente importantes no solo, como decompositores de matéria orgânica, recicladores de nutrientes e agregadores do solo e como micorrizas, melhorando a capacidade das plantas de absorver nutrientes do solo, sendo que algumas espécies de plantas superiores, como os Pinus sp. , só se desenvolvem infectados por micorrizas. O mesmo vale para orquídeas epífitas.
    Com isso podemos conclui que ele é muito importante para o meio ambiente é apesar de algumas vezes causa doenças, mais ele também é usado para a fabricação de antibióticos como por exemplo que é o caso do fungo Penicillium, que atraves dele foi feito injeção penicilina e também alguns fungos servem de analgesicos
    que é o caso da morfina.

    ResponderExcluir
  5. Andrea
    Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

    ResponderExcluir
  6. Os fungos utilizam uma variedade de substratos como fontes de carbono, entretanto, alguns grupos se especializaram em degradar substratos particulares. Por essa razão os fungos são encontrados em praticamente todos os ambientes no planeta.

    ResponderExcluir
  7. Lucas
    Gostei muito do blog apresenta uma boa explicação sobre a importancia de fungos para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Exemplar gostei ensina muito a respeito dos fungo
    muitos não compreendem a função do fungo e esse foi um bom meio de mostrar para que serve

    ResponderExcluir
  9. O Reino Fungi é um dos principais do reino dos fungos, formados por eles próprios. É um organismo que se alimenta de adubo, porém ele não passa mal comendo isso. Os estudiosos dos fungos dizem que tem uma barreira protetora em volta deles que os protegem de tudo, mas com um pouquinho de força você consegue quebrá-lo. No início esses estudiosos perceberam como os fungos eram toscos e fracos, portanto se juntaram para parecerem um pouco maiores e melhores, formando os fungos atuais (apesar de continuarem fracos).

    ResponderExcluir
  10. Os diversos tipos de fungos que constituem o Reino Fungi têm suma importância para o meio ambiente e modo de vida, eles agem como decompositores ajudando na deposição de material vegetal.

    ResponderExcluir
  11. HILANDA--- é bem interessante esse assunto porque ele mostra a dependência dos fungos com a terra e que nós humanos e a natureza também depende dele, porque os fungos se torna um prato nobre e ele se alimenta de decomposição da natureza e os fungos tem dois lados, o bom e o ruim,o bom é que ele serve de antibióticos e por outro lado ele causa doenças.. é como diz aqui no próprio texto.. " ao mesmo tempo que causa espirros em uns, para outros ele salva vidas"..

    ResponderExcluir
  12. Beem interessante as vezes a gente acha que os fungos só , nos prejudicam maais esse texto ajudou mt a esclarecer sua função positiva tbm !

    ResponderExcluir
  13. Midian


    Aprende que os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
    São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
    Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.

    ResponderExcluir
  14. Midian


    Aprende que os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
    São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
    Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.

    ResponderExcluir
  15. È bom lembrar que Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.

    ResponderExcluir
  16. esse texto deixa bem claro que os fungos não so nos prejudicão, mas tambem nos traz coisas boas.

    ResponderExcluir