quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Importância dos Fungos para o Ser Humano

Versáteis, entram tanto na fabricação de queijos,vinhos,pães e cervejas quanto no controle de qualidade de produtos industriais.
Eles mofam pães, estragam sapatos e tingem paredes com manchas verdes. Ao mesmo tempo são considerados como fontes de remédios, sobretudo antibióticos, e provocadores de doenças, também são mundialmente consumidos na forma de pratos nobres, como as raríssimas e caras trufas e o champignon
Os fungos crescem tanto em organismos vivos como nos mortos, começam a ser cobiçados para ajudar empresas brasileiras no controle de qualidade de produtos industrializados.
De inconvenientes, os bolores e mofos tornaram-se mais um utensílio dos cientistas nas pesquisas com medicamentos, sendo denominados como desinfetantes, inseticidas e, mais recentemente, anticorrosivos e simplificadores dos mecanismos de produção de álcool. Isso fez crescer o interesse de várias indústrias pelos fungos, fato que está causando furor nas micotecas( laboratórios que os criam) que armazenam e distribuem, classificando-os segundo sua origem e características peculiares. À medida que cresce a procura, aumenta a quantidade de tipos explorados.
Pela diferença em relação aos outros seres é que levou à criação do reino Fungi, um dos cinco reinos da natureza. Os outros quatro são o Animalia, dos animais; Plantae, dos vegetais; Monera, de organismos unicelulares como as bactérias; e Protista, dos organismos unicelulares como os protozoários. Saber com exatidão quais são esses seres que jogam ora contra, ora a favor do homem foi só o começo: "A história dos fungos é linda e foi pouco estudada", diz Pedrina. "Seu potencial encontra se em aberto."

   ANTIBIÓTICO POR ACASO

Enquanto alguns fungos provocam espirros, outros salvam vidas. Prova dessa benevolência dos membros do reino Fungi é a descoberta que o bacteriologista Alexander Fleming fez em 1928. Ele trabalhava num laboratório em Paris, quando descobriu um ser alienígena desenvolvendo-se no meio das bactérias Staphylococcus com as quais realizava pesquisas. Em vez de ficar irado com o intruso, Fleming decidiu estudá-lo e o identificou como sendo esporos do fungo Penicillium notaram que estavam “acidentalmente" inibindo o desenvolvimento das bactérias. Ele acabava de descobrir a penicilina, o primeiro de uma série de antibióticos que revolucionaram a Medicina.
Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.

video


6 comentários:

  1. Mesmo não muito conhecido pela população em geral, ele é essencial na produção de pão, álcool, cerveja, cachaça e combustível, devido a fermentação que realiza e foi muito interessante saber que ele foi um dos primeiros antibióticos a ser empregado no combate de infecções causadas por bactérias

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Muito legal saber que o fungo é importante na vida do ser humano!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bastante interessante não sabia que fungos tinha alguma importancia para o ser humano mais pelo menos ele ajuda no as empresas no controle de qualidade de produto industrializados.

    ResponderExcluir
  4. Os fungos contribui direta ou indiretamente, na vida dos seres humanos, seja no auxílio quanto ao ambiente em que se vive, como também no que podem nos oferecer como: pães, vinhos, queijos e outros.

    ResponderExcluir
  5. De varias formar se faz presente em nosso dia-a-dia, tanto na forma ruins como doenças, e outras excelente como na alimentação, ou seja, traz fins lucrativos também, além de fazer bem ao nosso organismo.

    ResponderExcluir
  6. o blog é muito importante porque fala da importancia dos fungos para a fabricação de cerveja, álcool, combustivel e também de remedios
    coisa que ate então não sabia.

    ResponderExcluir